Precisamos de Mais Heróis

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

  1. Armando Vara foi promovido na Caixa Geral de Depósitos (CGD) um mês e meio depois de ter abandonado os quadros do banco público para assumir a vice-presidência do Banco Comercial Portugal (BCP), um procedimento que o banco público classifica de “prática comum”, noticia hoje o “Público”.Esta promoção foi decidida pelo conselho de administração da CGD em 27 de Fevereiro de 2008, já pela administração de Faria de Oliveira, que ascendeu ao cargo após a saída de Carlos Santos Ferreira e dos administradores Armando Vara (desvinculou-se da CGD no dia 15 de Janeiro de 2008) e Vítor Manuel Lopes Fernandes para a administração do BCP, na sequência dos diversos escândalos ocorridos neste Banco.
  2. Segundo o jornal “Expresso”, o BCP tem em funcionamento um sistema que permite a alguns dos seus quadros irem trabalhar para outros sítios, enquanto mantêm o vínculo contratual com o banco.São pelo menos 28 os gestores do Banco Comercial Português que trabalham noutras instituições, mas recebem a maior parte do ordenado do banco, que lhes continua a pagar mais de 70% do ordenado.
  3. O “DN” noticiou ontem que o Ministério Público está investigar o Banco Popular e que o processo foi aberto na sequência de uma queixa-crime apresentada por vários clientes, onde foram denunciados crimes de abuso de confiança, infidelidade e gestão danosa.

É este o panorama com que hoje todos nos deparamos e sem a solução do qual só a longo prazo será possível restaurar a confiança nas instituições financeiras, sem a qual, a vida será cada vez mais difícil para todos os que não estão envolvidos nesta verdadeira vergonha e que são a grande maioria do povo português.

Mas não será por isso, que deixarão de ser eles a pagar a crise para benefício de uns poucos que, no seu elevado sentido de gestão, só souberam gerir em benefício próprio.

Então e as entidades reguladoras, nomeadamente o BP o que andaram a fazer? Perguntamo-nos todos nós. Será que não conseguiram detectar nada de irregular?

A resposta é fácil, nada viram e portanto nada puderam fazer.

Acumulam-se no entanto as situações pouco claras e transparentes no BP, sendo que também aqui algumas são verdadeiramente extraordinárias, como seja o nível das remunerações auferidas pela administração, que pasme-se são superiores às praticadas nos Estados Unidos da América.

No entanto algo está a mudar positivamente na sociedade e só assim será possível acabar com esta vergonha e corrupção:

  • O Banco Popular Portugal desconhece qualquer queixa contra o banco e diz que se esta existir, “só poderá estar relacionada com assunto de natureza corrente da actividade bancária”, vivam estes Heróis que foram directamente ter com quem ainda nos merece confiança (Procuradoria Geral da República).
  • De acordo com a “TVI”, José Oliveira Costa, ex-presidente do Banco Português de Negócios, tem os seus bens arrestados por ordem do tribunal, que decidiu também congelar os bens da sua ex-mulher, de quem se divorciou meses antes de surgir o escândalo BPN. Os Tribunais também estão atentos, apesar dos esforços de alguns para que sejam lentos na aplicação da Justiça.
  • Alguns clientes do BPN já se organizam e accionam previdências cautelares contra o Banco

MAIS HERÓIS: PRECISAM-SE COM URGÊNCIA

0 comentários: